Infecção urinária de repetição no idoso
Infecção urinária no idoso

Data

A infecção urinária de repetição pode ser mais comum e mais grave em idosos, devido a mudanças naturais no trato urinário e ao aumento da prevalência de doenças crônicas.
Infecção urinária no idoso

A infecção urinária de repetição pode afetar qualquer parte do aparelho urinário, incluindo rins, ureteres, bexiga e uretra. É uma infecção geralmente causada por bactérias que residem na pele ao redor do ânus e do trato gastrointestinal, sendo um dos agentes mais comuns a Escherichia coli (E. coli).

A ITU pode ser mais comum e mais grave em idosos, devido a mudanças naturais no trato urinário e ao aumento da prevalência de doenças crônicas. Dentre as principais razões pelas quais as infecções urinárias de tornam mais comum na população idosa, podemos citar:

  • Aumento da frequência de obstruções urinárias, como próstata aumentada em homens;
  • Alterações hormonais nas mulheres, como redução do estrógeno;
  • Diminuição da capacidade de esvaziamento da bexiga, levando a uma maior retenção urinária;
  • Aumento da incidência de doenças crônicas, como diabetes e neoplasias / doenças oncológicas, que podem afetar a imunidade e aumentar o risco de infecções.

Sinais e sintomas da infecção urinária de repetição nos idosos

Outro ponto é que os sintomas podem ser um pouco diferentes dos sintomas em indivíduos mais jovens. Por exemplo, nos idosos a infecção urinária de repetição pode não ocasionar febre ou dor ao urinar, mas pode causar confusão mental, sonolência e fadiga; outros sintomas incluem dor abdominal, incontinência urinária, alterações do aspecto da urina (coloração / odor) e aumento do número de miccções.

Devido a esses sintomas atípicos, a infecção urinária pode ser mais difícil de diagnosticar na terceira idade. Por isso, é muito importante que os idosos recebam atendimento médico o mais rápido possível se apresentarem tais sintomas.

E quando as infecções são de repetição?

Quando um idoso apresenta infecção urinária de repetição, é importante consultar um médico para determinar a causa subjacente e desenvolver um plano de tratamento adequado. Isso porque a infecção urinária de repetição em idosos é um problema comum e pode ser um sinal de uma condição mais séria.

A infecção urinária é definida como de repetição quando temos a ocorrência de duas ou mais infecções em um período de seis meses, ou três ou mais episódios em um período de um ano.

Ressaltando que a infecção urinária de repetição é mais comum em mulheres do que em homens, e pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo obstruções urinárias, como:

  • Próstata aumentada em homens;
  • Incontinência urinária;
  • Bexiga hiperativa;
  • Diabetes;
  • Imunossupressão;
  • Uso de cateter urinário e outros.

Sinais de alerta das infecções urinárias

É importante que a infecção urinária de repetição seja tratada adequadamente, pois a falta de tratamento ou o tratamento inadequado podem levar a complicações graves, como pielonefrite (infecção renal) ou sepse / infecção generalizada. Sonolência excessiva, aumento dos batimentos cardíacos e queda da pressão arterial, sugerem potencial gravidade para um quadro de ITU, exigindo avaliação imediata e realização de exames complementares. ITU de repetição requer avaliação médica para determinar a causa subjacente e desenvolver um plano de tratamento adequado.

Posts
relacionados